Pulmão & Cia
Home Quem somos Produtos Serviços
Artigos
Contato

Treinamento Muscular Inspiratório e POWERbreathe

 
 
A força e a endurance dos músculos respiratórios podem estar reduzidos em algumas condições, como na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e na insuficiência cardíaca crônica (ICC).

Na DPOC a disfunção muscular respiratória, ocorre devido a mudanças gasométricas do tórax, ao aumento do volume pulmonar e encurtamento das fibras do diafragma, que é causado pela hiperinsuflação. A disfunção muscular também pode ser causada por fatores sistêmicos, como desnutrição, distúrbios iônicos e alterações de gases arteriais. Além disso, pode ser decorrente de mudanças estruturais dos músculos respiratórios que, provavelmente, representam efeitos adaptativos relacionados ao aumento das fibras do tipo I (de contração lenta ou vermelhas).

Alguns pesquisadores consideram a condição de fraqueza muscular inspiratória quando há valores menores que 70% da pressão inspiratória máxima (PImáx) predita ou como ponto de corte a PImáx menor que 60cmH 2 O.

O treinamento da musculatura respiratória pode ser feito com objetivo de aumentar a força ou endurance. E dentre os efeitos observados podemos destacar: aumento da força da musculatura inspiratória, diminuição da dispneia, aumento da proporção das fibras do tipo I (38%) e do tamanho de fibras do tipo II (21%) de músculos intercostais externos, aumento da tolerância ao exercício de alta intensidade em indivíduos saudáveis, melhora na qualidade de vida em indivíduos com DPOC e aumento da capacidade funcional em indivíduos com DPOC.

Os últimos anos foram marcados por importante crescimento do interesse por esse tipo de treinamento, não apenas para indivíduos com alteração da função respiratória, mas também para esportistas e musicistas (instrumentos de sopro). Assim surgem novos equipamentos que permitem maior variação na sobrecarga inspiratória em diferentes condições musculares. Dentre eles podemos citar o Powerbreathe.

Este recurso possui modelos diferenciados de acordo com o objetivo a ser trabalho, esses modelos se destacam principalmente pela cor e carga, dentre as opções disponíveis temos a cor branca, de resistência leve, mais utilizada em pacientes hospitalizados e/ou com doença do sistema respiratório e, a cor Azul, que possui resistência moderada e é utilizado para melhorar o desempenho da musculatura respiratória de esportistas e pessoas sem doença do sistema respiratório em geral.
 
 
  Copyright 2015 Pulmão & Cia. Todos os direitos reservados.