Pulmão & Cia
Home Quem somos Produtos Serviços
Artigos
Contato

A importância da Respiração

 
 
Respirar é algo instintivo que não conseguimos evitar. Respirar bem ou adequadamente, pode ajudar a melhorar nossa qualidade de vida e não ter dor.

Quando chegamos ao mundo, respiramos de forma correta e vamos desaprendendo ao longo do caminho.

Para respirarmos bem precisamos utilizar a musculatura adequadamente e puxar o ar pelas narinas e não pela boca.
Estudos mostram que a respiração lenta pelo diafragma traz benefícios à saúde. Este músculo (diafragma) localiza-se entre o tórax e o pulmão. Quando ele é utilizado, o oxigênio chega até a parte abaixo dos pulmões, onde ocorre a troca gasosa do oxigênio pelo gás carbônico; na saída, o gás carbônico passará completamente pelos pulmões.A reeducação respiratória previne doenças, reduz o estresse, hipertensão, depressão, ajuda a rejuvenescer, emagrecer, tranquilizar o emocional, induzindo ao relaxamento, ajuda a não deformar os ossos da face, dentes, zelando pelas estruturas bucais, melhorando também gastrite nervosa e enxaqueca. Em casos de de apneia , ajuda a um sono mais repousante.

A respiração adequada melhora nosso sistema músculo  esquelético (seria muscular-esquelético?), equilibrando e distribuindo todo esforço de nossas atividades diárias.
Quem respira corretamente tem mais possibilidade de agir ao invés de reagir  às situações.A Reeducação Postural Global leva em consideração que os músculos estão interligados em cadeias musculares. É comum muitas vezes os sintomas estarem longe de sua  origem, pois o nosso corpo fala e sua postura reflete sua emoção. Exemplo: pessoas tímidas costumam se fechar, pessoas seguras de si  tem a característica de inflar o peito, por isso o padrão respiratório tem que ser avaliado e trabalhado.

O rítimo da respiração determina de forma positiva ou negativa o nosso estado físico, mental e emocional melhorando muito a qualidade de vida.

A respiração correta massageia  os órgãos do corpo e faz com que eles trabalhem com perfeição.

Detectar cedo qualquer  mínimo desvio, pode ser a chave para um seleto grupo de pessoas que tem a coluna a prova de dores. É lamentável que o ser humano passe pela vida e morre, desconhecendo seu próprio corpo.
                                        
Dra. Umari Marques
Fisioterapeuta
Fisiocorpus - Osasco
 
 
  Copyright 2015 Pulmão & Cia. Todos os direitos reservados.