Pulmão & Cia
Home Quem somos Produtos Serviços
Artigos
Contato

Vibrações Torácicas

 
 
A vibração torácica consiste em movimentos oscilatórios rítmicos e rápidos aumentando o nível do fluxo expiratório para se conseguir o deslocamento de secreções, das vias aéreas mais distais para as mais proximais, ou seja, as vias aéreas de maior calibre, onde serão mais facilmente eliminadas por meio da tosse. Poderá ser aplicado manualmente ou mecanicamente sobre o tórax com uma frequência ideal desejada entre 13 a 75 Hz a fim de modificar a reologia do muco brônquico.
A vibração manual é realizada pelas mãos do fisioterapêuta; elas devem estar espalmadas, acopladas e com uma certa pressão, localizadas na região torácica escolhida; o punho e o cotovelo de quem aplica a manobra deverão permanecer imóveis, realizando uma contração isométrica dos músculos de seus membros superiores, produzindo e impulsionando os movimentos vibratórios. Esse movimento é aplicado acompanhando a cinética da caixa torácica durante a fase expiratória do ciclo expiratório.

A vibração mecânica é exercitada por aparelhos específicos que, alimentados por uma fonte de energia (pilha ou corrente elétrica), produzem movimentos oscilatórios constantes. O uso desses equipamentos exige cautela, pois há necessidade de ajuste da intensidade da vibração, além da proteção das extremidades ósseas da pele. Geralmente associada à compressão expiratória.

Apesar de a vibração ser considerada uma técnica segura quando realizada corretamente, ela está contraindicada em bebês que apresentam aumento do desconforto durante o procedimento, em presença de enfisema intersticial pulmonar extenso, pneumotórax não drenado e hemorragia pulmonar entre outros. Também se deve tomar cuidado onde houver processo doloroso, fratura e osteoporose.

A B C

Fonte: Arquivo Pulmão & Cia
Figuras -  Aparelhos para vibração mecânica: (A)Vibrador colorido usado para crianças, (B) Vibrador facial com adaptadores, podendo ser usado em caso de sinusite, (C) Vibrador adulto
Referência: LAGUNA M.M, BARBOSA M.A.I; Vibradores: Vibração Mecânica e coletes de Higiene brônquica. In: SARMENTO, G.(Org). Recursos em fisioterapia Cardiorrespiratória. São Paulo:Ed Manole, 2012.p.201-202
 
 
  Copyright 2015 Pulmão & Cia. Todos os direitos reservados.